Reforma vai deixar o aluguel dos brasileiros mais caro ou mais barato? A Reforma Tributária chegou e gradualmente trará efeitos em basicamente todos os produtos e serviços existentes no Brasil. Algumas mudanças serão imperceptíveis, enquanto outras serão bem profundas. No entanto, como estamos vivendo em um...

18 de fevereiro de 2026
Jornal Contábil

A Reforma Tributária chegou e gradualmente trará efeitos em basicamente todos os produtos e serviços existentes no Brasil. Algumas mudanças serão imperceptíveis, enquanto outras serão bem profundas.

No entanto, como estamos vivendo em um período de transição e adaptação com a chegada do CBS e IBS, o impacto percebido no bolso dos brasileiros não será de uma vez.

Esse impacto será gradual, conforme novos impostos comecem a substituir os antigos ao longo dos anos. E consequentemente, um dos pontos que terá grandes mudanças é justamente nos aluguéis.

Desde que começou a se falar em reforma e o impacto para os aluguéis, a pergunta que fica é: será que o aluguel vai ficar mais caro ou mais barato? É isso que descobriremos agora!

 

Aluguel de pessoa física ficará mais caro ou mais barato?

Para o pequeno proprietário, quase nada vai mudar. Atualmente, quem possui até três imóveis e recebe até R$ 240 mil por ano, paga entre 7,5% e 27,5% de imposto sobre aluguel, e mesmo com a reforma, para estes indivíduos a faixa deve ser basicamente a mesma.

 

Para essa situação, como o custo do dono do imóvel não vai aumentar, não haverá pressão para grandes reajustes nos valores dos aluguéis. Lembrando que o reajuste do aluguel é definido especialmente pelo contrato mais o índice de inflação.

O impacto para o aluguel está atrelado ao locador com vários imóveis ou renda maior, já que a tributação pode subir para algo que pode chegar aos 36%. Um aumento que tende a ser repassado para o preço do aluguel.

No caso, o efeito mais forte será para aluguéis de temporada, como Airbnb, cuja locação de curta duração, ou seja, de até 90 dias, pagará algo entre 24% e 48%, com incremento de 16,8% sobre a incidência prevista no item 1.

 

Aluguel de pessoa jurídica ficará mais caro ou mais barato?

Para pessoa jurídica, a situação é bem diferente. Embora a tributação do proprietário aumente no papel, o novo sistema vai permitir que o locatário da empresa aproveite créditos de CBS e IBS sobre aluguel, isso desde que o imóvel seja utilizado em atividades econômicas.

Em suma, o imposto acaba deixando de ser um custo definitivo para a empresa inquilina. Atualmente, o aluguel entra como despesa integral, mas com as mudanças da reforma, parte dele volta como crédito tributário, o que acaba reduzindo o peso real do aluguel para o negócio.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Rua Major Antônio Domingues, 364 - Centro São José dos Campos / SP - CEP: 12245-750

(12) 3204-4217

contato@pepattos.com